Canções de Primeira, vol​.​1

by Juca Novaes

supported by
/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.

      $9.90 USD  or more

     

1.
02:40
2.
3.

about

Faixas

1. Quilombos
2. Logradouro
3. Era Você
4. Samba de Uma Noite Só
5. Encontro das Águas
6. Dindinha
7. Para Você Dar o Nome
8. Água e Azeite
9. Belorizontem
10. Que o Tocador é Bom
11. Coração Afobado

Participações especiais de Ceumar, Chico César, Dani Black, MPB-4
e Pedro Altério

Durante mais de 30 anos, o cantor e compositor Juca Novaes dirigiu (e ainda dirige) um dos mais importantes festivais regionais do país : a Fampop (Feira avareense da música popular), em sua cidade natal, Avaré (SP). Este festival ajudou a projetar, no curso de sua história, nomes como Lenine, Chico César, Zeca Baleiro, Jorge Vercilo, Moacyr Luz, Virgínia Rosa, Rita Ribeiro, e, mais recentemente, nomes novos como Dani Black, Cinco a seco e Marcelo Segreto. O respeitado historiador da MPB e jornalista Zuza Homem de Mello escreveu que: "Avaré viu e ouviu primeiro".

Pois agora Juca, depois dos discos autorais "Goa" (2011) e "Goa ao vivo" (2012), ambos lançados pela Dabliú, dos quais a faixa "Meio Almodóvar" (cantada com Lenine) tocou bem em várias rádios, volta os olhos (e a voz) para a sua cria - o festival - , com o CD "Canções de primeira - volume 1".

Porque "Canções de primeira"? Porque Juca foi o primeiro a ouvi-las. Todas foram inscritas e participaram do festival, nos anos 80, 90, 2000, 2010. A mais antiga é "Belorizontem" dos mineiros Alyssinho Lima e Danilo Horta, que foi composta no início dos anos 80. A mais recente é "Pra você dar o nome", de Tó Brandileone, do grupo paulista Cinco a seco, cuja gravação com o autor está na trilha da novela global "Em família".

E também porque são, todas elas, canções de primeira linha. Lenine ("Quilombos"), Moacyr Luz ("Que o tocador é bom"), Zeca Baleiro ("Dindinha"), Jorge Vercilo ("Encontro das águas", em parceria com Jota Maranhão) são algumas.

Com arranjos enxutos e interpretação precisa de Juca Novaes, o CD é um mosaico de várias facetas da música brasileira, do samba (em suas várias variantes) ao pop. A única música que não participou do festival é o samba inédito que encerra o disco, “Coração afobado”, de Celso Viáfora, composto por inspiração da experiência do autor em ser desclassificado na primeira edição do festival, em 1983. É quase uma convocação para que, nas vicissitudes, os compositores criem novas canções. Trinta anos depois, Juca resgatou o samba, do qual nem o autor se lembrava mais.

É um disco de intérprete, com lastro numa história de mais de três décadas. Algumas participações especiais ilustram a trajetória. Chico Cesar (num dueto com Juca em "Dindinha"), Ceumar (em "Água e azeite"), Pedro Altério ("Encontro das águas"), Dani Black ("Logradouro"). Todos eles participaram do festival. E o MPB-4, na faixa “Era você”, composta pelos mineiros Carlin de Almeida e Mauro Mendes.

Se Chico César, Ceumar, Pedro Altério e Dani Black concorreram no festival, o que justifica a participação do histórico grupo vocal no CD ? É que em 2003, Magro Waghabi, líder e arranjador do grupo, integrou o júri do evento, do qual a canção interpretada se sagrou vencedora. Na ocasião, confidenciou: “essa música tem tudo a ver com o MPB-4 !” Quase uma década depois, quando “Era você” foi escolhida para integrar o disco, Juca, o destinatário daquela confidência, resolveu chamar o grupo para participar da faixa, convidando ainda Magro para fazer o arranjo. Em tempo recorde, tudo estava pronto, e a gravação agendada. Foi a última gravação e o último arranjo de Magro, um dos mais importantes arranjadores vocais da história da MPB. Poucos dias depois, foi internado, e faleceu, em 8 de agosto de 2012. A ele, o disco é dedicado.

“Canções de primeira – volume 1”, lançado pela Dabliú Discos, tem produção musical de Sérgio Bello, e foi gravado no estúdio Gargolândia, no interior de São Paulo, dirigido pelo também compositor Rafael Altério. Todos eles, participantes do festival. Abrindo espaço para que venham os volumes 2, 3, 4..., dada a grande quantidade de canções de boa qualidade – muitas ainda inéditas – que compõem a história da Fampop, várias de autoria de criadores como Moacyr Luz, Fátima Guedes, Capinan, Aldir Blanc, Lenine, Arrigo Barnabé, Carlos Careqa, Celso Viáfora, Nilson Chaves, Sérgio Natureza, Ivor Lancelotti, Chico César, Zeca Baleiro, Fred Martins, Sonekka, Bárbara Rodrix, Bruna Moraes, Altay Veloso, Paulo César Feital, Luiz Carlos da Vila...


www.jucanovaes.com.br
Contato: Tatiana@dabliudiscos.com.br

credits

released January 8, 2014

Ficha técnica:
Juca Novaes - voz, piano, teclados
Sérgio Bello - violões,guitarra,baixo
Valentino Menezes - percussão
Gabriel Altério - bateria
Thiago Monteiro - teclados em "Quilombos"
Rafael Alterio, Pedro Alterio, Barbara Rodrix - vocais
Chico César - voz em "Dindinha"
Ceumar - voz em "Água e Azeite"
MPB4 - vozes em "Era Você"

concepção e produção executiva: Juca Novaes
produção musical e arranjos: Sérgio Bello
gravado no estúdio Sol e Lua, na Gargolândia, verão de 2012 e inverno de 2013
técnicos: Thiago Monteiro e Rafael Alterio

tags

license

all rights reserved

about

Dabliu Brazil

contact / help

Contact Dabliu

Streaming and
Download help